RELATÓRIO DO ANDAMENTO DAS OBRAS NO EDIFICIO CAPRI

EXECUÇÃO: A.F.Cintra

ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO: Engº Ademar Coelho de Souza

1.SUBSOLO – GARAGEM

a)-A recuperação estrutural das vigas e colunas foi concluída  com êxito.

b)-Permanece como pendência o reforço estrutural nos poços dos elevadores. A situação é bastante grave e crítica e só foi constatada a gravidade da situação durante o andamento das obras. Para uma avaliação segura da situação foram necessárias várias providências entre as quais testes de esclerometria, para avaliar a estabilidade e perda de resistência da estrutura, comprometida pelo alto grau de oxidação das ferragens, elaboração de projeto de reconstrução com cálculo de concreto, executado por escritório de engenharia especializado o qual já foi executado e entregue. O Eng. Cintra, executor das obras, argumenta que esse serviço não foi orçado por não ter sido previsto e deve ser objeto de um aditivo contratual. A Comissão de Obras está aguardando valores para a execução desse complemento estrutural para se reunir, avaliar, discutir e encaminhar a aprovação final ao novo Síndico(a) que venha a ser eleito no dia 16 do corrente.

c)- Projeto e serviços de recuperação das instalações elétricas.  Ainda não foram iniciados.

d) Serviços de troca de ramais de esgotos pendurados no subsolo, ainda não iniciados.

Por essa razão, o engenheiro responsável não autorizou o inicio da pintura.

2.FACHADAS

a)-Lateral direita (Rua México): Lavada, rejuntada. Falta fechar duas aberturas de aparelhos de ar-condicionado, retirar pequena área de revestimento que apresenta bolhas, recuperá-la e ainda retirar manchas no 1º andar (foi indicado produto apropriado para este serviço).

b)-Fundos: Lavada, rejuntada. Em andamento recolocação de pastilhas com recuperação estrutural em vergas. Pelo nosso acordo na obra, estas fachadas deveriam estar concluídas em 11/03/13. Estamos muito próximos desta meta.

c)-Lateral esquerda (divisa com Edifício Bertioga): Iniciados os trabalhos de recuperação estrutural, a grande maioria das vergas das janelas esta visivelmente comprometida.

d)-Fachada principal: lavada sem outras intervenções, até o momento.

3.IMPERMEABILIZAÇÕES

Iniciados os trabalhos de retirada de plantas, drenagem e terra nos canteiros superiores. O engº responsável determinou que os trabalhos propriamente ditos fossem, por ora, apenas desenvolvidos no canteiro do lado direito em virtude da necessidade de participação da Comissão de Obras de tomar  determinadas decisões com relação ao lado esquerdo.

Na área de frente (nível da calçada) pesquisamos a posição das caixas d’água para identificação do que é solo e do que é laje. Também nesta área há a necessidade de reunião com a Comissão de Obras para avaliar e decidir sobre determinadas soluções, que na visão do engenheiro seriam mais convenientes para o prédio.

4.FORROS

 Acertado o início imediato da retirada do forro do lado direito, no térreo, para averiguação e recuperação estrutural onde for necessário.

5.ÁTICO

Na parte dos fundos o revestimento foi totalmente retirado e nas demais faces só falta retirar a parte superior. O emboço (preparação da superfície para receber o revestimento) está em andamento.

COMENTÁRIOS:

Recomendamos, para melhor compreensão de todo o andamento da obra, a leitura do Livro de Obras, em poder do Zelador.

Após o resultado da Assembléia marcada para 16/03/13, a Comissão de Obras se reunirá com o engº fiscal para discutir e decidir sobre vários assuntos importantes, visando a continuidade das obras.

De modo geral o cronograma das obras vem sendo atendido satisfatoriamente, porém exigindo atenção redobrada na medida em que novas frentes estão para serem iniciadas.

*  *  *

Deixe você também seu comentário: