ago 192015
 

 ATUALIZAÇÃO DO ÍNDICE BOVESPA  19 08 2015  

 ATUALIZAÇÃO DO ÍNDICE BOVESPA  19 08 2015

ATUALIZAÇÃO DO ÍNDICE BOVESPA 19 08 2015

Estou me tornando repetitivo, pois desde que o índice alcançou a cota máxima da onda intermediaria (1) em 73.103, num dia chuvoso de 30/11/2010, eu previ uma queda ampla e prolongada que poderia alcançar os níveis de sustentação em 56.422 ou 46.116.  Contudo, o índice rompeu esse padrão, pela primeira vez em 31/07/2013, um dia frio e ensolarado, respeitando sempre duas linhas declinantes de sustentação e resistência que deram formação a um túnel no qual o índice tem se mantido de forma comportada sem que se vislumbre nenhuma luz em seu final, por enquanto.

O mais provável comportamento futuro é que o índice, que vem desenvolvendo cinco ondas formadas por tríplices bem característicos, termine esse processo no ponto ‘e’ ao redor de 40.000 pontos, com perda de 15% em relação ao seu valor atual, dando por terminada a onda intermediaria (2).  O que virá depois depende de alguns fatores estruturais e basicamente se resume em dois movimentos prováveis: formação de novo triangulo a partir do ponto ‘e’, com o índice subindo, sem superar a linha de resistência e retornando para o mesmo nível ‘e’. Esse movimento daria acumulação de forças para o início da jornada ‘bull’, no bojo da onda (3) de longo curso. A outra alternativa seria o início da onda (3) diretamente após o ponto ‘e’.  Salvemos o Brasil!

====================

ÍNDICE BOVESPA – ATUALIZAÇÃO EM 28 05 2015

ÍNDICE BOVESPA – ATUALIZAÇÃO EM 28 05 2015

ÍNDICE BOVESPA – ATUALIZAÇÃO EM 28 05 2015

Não há nada a atualizar em relação a nossa última avaliação abaixo:

====================

I. Bovespa – Atualização em 10 03 2015

ÍNDICE BOVESPA – Atualização em 10 03 2015

ÍNDICE BOVESPA – Atualização em 10 03 2015

Sobre este índice há pouco a dizer, porque não apresenta nenhuma variação em relação às previsões anteriores. Faz quatro anos e meio que está prisioneiro de um túnel sem sinal de luz e a tendência é buscar a linha inferior no ponto ‘e’, lá pelos 40.000 pontos, onde poderá completar a onda intermediaria (2), componente da onda primária V. Nesse sobe e desce, para quem surfa bem nas ondas, a bolsa ofereceu boas oportunidades de lucro. Se o DJ cair, como espero que aconteça, a Bovespa vem abaixo junto e o ponto ‘e’ será atingido em breve.

Boa sorte!

=======================

I. Bovespa – Atualização em 23 01 2015

I. Bovespa – Atualização em 23 01 2015

Como se observa no gráfico acima, o índice segue o seu caminho em busca do ‘e’ na linha inferior do túnel, no qual está prisioneiro há pouco mais de 4 anos, onde completará a onda intermediaria (2) nas proximidades de 40.000 pontos. Somente, então, terá chances de mostrar uma recuperação mais evidente e se superar a linha superior do túnel, se despregando dela, terá confirmada a formação da onda (3), esta de longo prazo.  A alternativa será a formação de mais um triângulo a-b-c, caso a alta que se seguirá após ‘e’ não apresente o padrão adequado. Será um caso a analisar na ocasião. Contudo tenha em conta que o índice é apenas um indicador e mesmo em tempos de crise, como o que vivemos, há setores que estão se desenvolvendo bem.  Se há muitos que choram, há os que lucram vendendo lenços. Se faltar água, outros lucram com caixas d’água.  Se faltar luz, cresce a demanda por geradores. Uma das chaves para se criar riqueza é ficar investido nas empresas que tenham bons fundamentos, governança corporativa, programas de preservação ambiental e administradas por gestores sérios e competentes, cujos mercados sejam resistentes às crises do momento. Os preços das ações correm atrás dos lucros.

Continue consultando o meu site para acompanhar esta e outras análises que vou publicando e bons investimentos.

Deixe um comentário seu:

%d blogueiros gostam disto: